Galp Energia. Produção no Brasil faz subir resultados para 310 milhões

Galp Energia. Produção no Brasil faz subir resultados para 310 milhões


A produção total de petróleo e gás natural subiu 59% em relação ao período homólogo.


O resultado líquido ajustado da Galp Energia foi de 310 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, reflectindo a melhoria das margens de refinação na Europa. O resultado operacional a custo de substituição foi de 101 milhões de euros, menos 40 milhões de euros do que nos seis primeiros meses de 2014.

A produção total de petróleo e gás natural subiu 59% (atingiu os 42,7 mboepd) em relação ao período homólogo, dos quais 92% correspondem a produção de petróleo, suportado no aumento da produção no Brasil, o dobro da registada nos primeiros seis meses de 2014, que travou o impacto da desvalorização do crude. A produção em Angola manteve-se estável.
 
A evolução positiva das margens de refinação internacionais permitiu maximizar a capacidade de processamento e de conversão de produtos refinados, em resultado do investimento realizado na capacitação tecnológica do sistema refinador da Galp Energia: 596 milhões de euros, dos quais 94% em actividades de exploração e produção, nomeadamente no desenvolvimento do campo Lula/Iracema, no Brasil. 

As vendas de gás natural atingiram os 4064 milhões de metros cúbicos, suportadas no aumento das vendas a clientes directos e dos volumes de gás natural liquefeito vendidos nos mercados internacionais. 

O Ebitda consolidado do grupo totalizou 844 milhões de euros numa base ajustada. No final de Junho de 2015, a dívida líquida era de 1493 milhões de euros.