Espanha, Itália, Grécia e claro, Portugal, estão a ver os juros sobre títulos da dívida a subir no mercado, esta manhã, enquanto Atenas aprova mais medidas de austeridade no parlamento. Ao início da manhã desta quarta-feira, 22 de Julho, os juros sobre Obrigações do Tesouro portuguesas estavam a subir para 2,685%, um valor que compara com os 2,643% que registavam na sessão de ontem.
No prazo a cinco anos, as yields da dívida também estavam a aumentar de 1,406% para 1,435%. Os juros sobre a dívida desta maturidade atingiram um máximo de oito meses no dia 16 de Junho, ao tocaro nos 1,927%, Também os juros sobre os títulos de dívida a dois anos avançavam para 0,441%.
Isto no dia em que Portugal volta a emitir dívida, tentando ir buscar ao mercado entre 1.000 e 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a seis meses e 22 anos, segundo dados revelados pelo IGCP, o insituto que gere a dívida pública nacional.
No mercado accionista, o dia também é de apreensão, com todas as principais praças da Europa a tingirem-se de vermelho, com perdas em redor dos 0,30%, às 10 horas. Excepção para Espanha, onde o IBEX 35 negoceia em terreno positivo, subindo 0,28%, à mesma hora, segundo dados da Bloomberg.