Eurogrupo acordou aliviar dívida grega

Eurogrupo acordou aliviar dívida grega


Alívio está dependente de o Executivo grego cumprir as regras do novo resgate


Pierre Moscovici revelou esta manhã que o Eurogrupo concordou em levar a cabo um alívio da dívida grega, "depois das negociações de um bom programa de desenvolvimento e assistência". O comissário europeu para os Assuntos Económicos, afirmou esta terça-feira, 21 de Julho, que no entanto, esse alívio está dependente de o país cumprir todas as regras e condições do terceiro resgate.

 "Chegámos a acordo para aliviar o encargo com os juros, e para prolongar a maturidade da dívida. É algo que pode ser feito quando chegar a hora, depois das negociações de um bom programa de desenvolvimento e assistência", afirmou Moscovici em entrevista à rádio francesa RMC.

O alívio da dívida tem marcado a discussão em torno da Grécia, numa altura em que tanto FMI quanto BCE – e até o ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble – já admitiram que a actual dívida da Grécia não é sustentável. E em que crescem as dúvidas sobre se este novo programa de assistência financeira será suficiente para resolver os programas de um país que nos últimos anos continua a não conseguir sair da espiral recessiva e do endividamento.

Amanhã, dia 22 de Julho, o Parlamento grego aposta as restantes medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais, depois de esta semana já ter entrado em vigor o aumento do IVA na restauração, nos taxis e em vários bens essenciais.