O marido da ministra das Finanças está com termo de identidade e residência. António José Albuquerque foi acusado, pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, de cinco crimes: coação na forma tentada, injúria e difamação com publicidade, sabe o i.
Em causa está uma troca de mensagens escritas com um jornalista do “Diário Económico”, em que o marido da ministra ameaçou ir-lhe “aos cornos”.
No ano passado, Filipe Alves, redactor principal do “Diário Económico”, publicou vários artigos de opinião sobre o caso BES, a criação do Novo Banco e o Fundo de Resolução. Textos em que fazia referência ao governo e à ministra das Finanças.
A 22 de Setembro, publicou o artigo “O que acontece se o Novo Banco for vendido com prejuízo?”, em que questionava a forma escolhida pelo governo e pelo Banco de Portugal para resgatar o BES.
Logo nesse dia, e no seguinte, o marido da ministra enviou várias sms ao jornalista, entre as quais uma que dizia: “Tira a minha mulher da equação senão vou-te aos cornos” ou “Tu é que não sabes quem eu sou. Metes a minha mulher ao barulho e podes ter a certeza que vais parar a um hospital”.
O Ministério Público considerou que, com estas mensagens, António José Albuquerque praticou um crime de tentativa de coacção. Já os dois crimes de injúria e os dois de difamação com publicidade têm a ver com declarações do marido da ministra ao i e ao “Correio da Manhã” sobre o episódio com o jornalista.
António José Albuquerque fica agora a aguardar julgamento com termo de identidade e residência.