Combate a incêndio na Covilhã está a evoluir de forma favorável

Combate a incêndio na Covilhã está a evoluir de forma favorável


A tentar controlar as chamas estão mais de 422 operacionais. Concelho está desde ontem a ser assolado por vários incêndios.


O combate ao incêndio que deflagrou na quinta-feira em Verdelhos, concelho da Covilhã, “está a evoluir de forma favorável”, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital (CDOS) de Castelo Branco.

Segundo a fonte, cerca das 10h desta sexta-feria, mantinham-se no terreno cerca de 422 operacionais provenientes de corporações de todo o país, auxiliados por 140 veículos e por quatro meios aéreos (dois aviões pesados, um helicóptero ligeiro e outro pesado).

O fogo queima há mais de 19 horas seguidas mato e floresta naquele concelho do distrito de Castelo Branco, designadamente em terrenos do Parque Natural da Serra da Estrela.

Uma situação que está a ser acompanhada pela Câmara Municipal da Covilhã, conforme referiu esta sexta-feira, durante a reunião pública de executivo, o presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira (PS).

O autarca lamentou o facto de o concelho estar, desde quinta-feira, a ser assolado por vários incêndios.

“Tivemos situações na Boidobra, Tortosendo, Unhais da Serra, bem como perto do Sarzedo e da Atalaia do Teixoso”, disse, sublinhando que, naturalmente, o caso mais preocupante é o do incêndio de Verdelhos.

Vítor Pereira informou ainda que na quinta-feira o fogo chegou a “entrar” dentro daquela povoação, tendo queimado uma casa, veículos e armazéns agrícolas.

Segundo a informação disponibilizada no site da Autoridade da Protecção Civil, às 10h registava-se ainda outro incêndio activo há mais de três horas, que deflagrou às 4h44 em Carvalheira, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, e que está a ser combatido por 62 operacionais e 20 meios.

Desde a meia-noite desta madrugada registaram-se 38 ocorrências, três das quais ainda em curso, segundo aquela informação.

Lusa