Grécia. Mercados respiram de alívio

Grécia. Mercados respiram de alívio


Praças europeias aliviam e tingem-se de verde. Ouro cai para mínimos


Os principais mercados europeus estão a subir, esta manhã, depois de o governo de Atenas ter ordenado o pagamento das suas dívidas junto dos credores internacionais. O índice que reúne as 50 principais empresas do Velho Continente, o Europe Stoxx 50, estava a subir mais de 1%, com a Alemanha e Espanha a registarem subidas superior a 1%, também, enquanto o FTSE inglês avançava quase 0,5%.

A bolsa de Atenas continua fechada sem previsão para voltar à negociação.

A confirmar o sentimento de alívio está também o mercado dos metais, onde a cotação do ouro – considerado um activo de refúgio – caiu para mínimos de 2010. Isto significa que os investidores estão mais afoitos ao risco, e a considerar que a situação grega não será tão dramática como pensavam na semana passada, por exemplo. O preço da onça de ouro escorregava quase 2% esta manhã, para os 1.110,56 euros.

Esta semana o Parlamento grego aprova ainda as restantes medidas de austeridade impostas pelos credores, que deverão entrar em vigor durante o mês de Agosto. Se tudo correr conforme o previsto, o programa de assistência financeira à Grécia entra em vigor em Setembro.