Um dos restaurantes mais conhecidos de Lisboa, o Eleven, apresentou a nova carta de Verão.
As novidades são muitas, mas uma delas destaca-se pela atenção especial e particular a um dos mariscos mais nobres. O menu Lavagante inclui salada de lavagante com raviolis de melancia e vinagrete de hortelã, gaspacho de tomate e cereja do Fundão com lavagante, raviolis de lavagante com molho de crustáceos e açafrão, lavagante assado com panacotta de espargos, milho frito e emulsão de tomate branco, selecção de queijos, sopa de morangos biólogicos com gelado de Grand Marnier e mignardises. Tudo isto por 160 euros por pessoa, sem vinhos.
O chefe nasceu na Alemanha e confessa que aprendeu muito de cozinha na sua terra natal, mas depois de ter trabalhado na Suíça, apaixonou-se pelo sul e pela cozinha do Mediterrâneo quando conheceu a gastronomia de Itália, Grécia e Espanha. A Portugal chegou pela mão da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, onde esteve como consultor. Mais tarde abriu o “Eleven” com mais dez sócios.
Nas suas propostas da nova carta de Verão, o chefe deixa as entradas entregues, entre outros pratos, ao carpaccio e quebradiço de lagostim com limão e dois caviares, foie-gras de pato, soja, rum, laranja (Barra de Ouro), atum fumado em tataki, tártaro, citrinos (trilogia de atum) e salada de lavagante com raviolis de melancia e vinagrete de hortelã.
Nesta carta, Joachim Koerper explica que “a natureza é a perfeição, a minha missão é extrair dela a melhor matéria prima, sentir os aromas, provar os sabores e texturas para assim imprimir a magia da simplicidade e elegância à minha cozinha". Nos peixes, o chefe preparou alguns pratos, entre outras escolhas, como o bacalhau confitado com feijão manteiga de Santarém, crosta de broa e molho de coentros e caldeirada de peixe do dia seleccionado pelo chefe.
As carnes passam pelo pato cruzado de Challands com sinfonia de nabos e molho de framboesas, leitão da Bairrada confitado com chutney de tomate, maracujá e batata ponte nova ou tornedó “Black Angus” com café arábico fumado, puré de alho, legumes e molho suave de cravinho e pimenta.
As sobremesas vêm a seguir com propostas como a selecção de queijos da casa, créme brûlée de pistachio com gelado de cereja do Fundão, Pêche Melba “Desconstrução Eleven 2015” ou esfera de chocolate, cremoso de pistachio e gelado de cupuaçu da Amazónia”.
Além do restaurante Eleven, Joachim Koerper é chefe de dois restaurantes no Rio de Janeiro, Brasil, o Enotria e o Enoteca Uno.