O consumo dos portugueses fora de casa, no 1.º semestre do ano, aumentou pela primeira vez desde o início da crise. Esta é uma das conclusões do estudo da Kantar Worldpanel, “ Retracto do Shopper Português no Grande Consumo”.
De acordo com o relatório, a explicação é simples: o aumento da confiança dos portugueses, que está aos níveis de 2002, é uma das razões de peso para este comportamento. Uma confiança que terá levado também muitos portugueses a deixar de levar comida para o emprego, concretamente -5%.
Os portugueses estão a tomar mais pequenos-almoços e lanches fora de casa, sendo os gelados e a cerveja os produtos com maiores crescimentos de compra.
Em contrapartida, o consumo dentro de casa continua em queda. Ou seja, a frequência com que os portugueses foram fazer compras nos super e hipermercados (comércio preferido) no 1.º semestre deste ano, caiu 0,9%, face ao período homólogo.
As categorias que mais cresceram dentro de casa são a beleza (cosmética, cremes hidratantes e beleza), doces (sobremesas lácteos) e conveniência (take away).