Com o número crescente de profissionais que trabalha fora do escritório é natural que o uso de ferramentas de trabalho remoto também tenha aumentado.
De acordo com um inquérito realizado pela Reditus, 86% dos colaboradores confirma ter utilizado pelo menos uma ferramenta que permita trabalhar à distância no último mês. Apenas 10% dos entrevistados admitiram que não tinham usado uma ferramenta de mensagens instantâneas no mês passado.
O Skype (82,1%) é a aplicação mais popular junto dos trabalhadores portugueses, seguido pelo Facebook Messenger (58%) e Viber (28,3%). Já o WhatsApp (60,4%) é a aplicação de mensagens instantâneas mais utilizada para smartphones.
Em termos globais, os profissionais estão alinhados e destacam as mesmas aplicações que em Portugal, tanto em termos de VoIP (Skype: 60%; Facebook Messenger: 48%; e Viber: 13%), como de mensagens instantâneas (WhatsApp: 54%). Estes entrevistados asseguram utilizarem-nas pelo menos uma vez por mês.
No entanto e, de acordo com o mesmo estudo, mais do que as comunicações, a partilha de documento é vista como um dos maiores obstáculos ao trabalho remoto. Com mais pessoas a desempenharem tarefas em simultâneo fora do escritório principal houve uma verdadeira proliferação de ferramentas destinadas a tornar mais fácil o acesso aos documentos e ao ambiente de trabalho ou servidores. E nesta área, os profissionais portugueses destacam a Dropbox (75,4%), Google Drive (56,9%), WeTransfer (56,4%), e TeamViewer (45%).
Os entrevistados globalmente destacaram as seguintes ferramentas online para facilitar o trabalho flexível: Dropbox (56%), Google Drive (43%), TeamViewer (25%) e Google Hangouts (22%).
Jorge Valdeira, Country Manager da Regus Portugal, declara: “Com cada vez mais empresas a oferecer aos colaboradores a oportunidade de trabalhar remotamente, pelo menos ocasionalmente, as ferramentas online estão a ajudar a superar alguns dos obstáculos tradicionalmente associados ao trabalho fora do escritório. A tecnologia está a fazer a ponte, de forma confiável e segura, tanto com os colegas como com os documentos no servidor da empresa.
Mas as vantagens das aplicações não ficam por aqui. De acordo com o mesmo responsável, os trabalhadores “ podem economizar tempo gasto na viagem para o escritório ou para e de reuniões, trabalhando mais perto de casa – e assim aumentar a produtividade”.