Grécia. Nova sondagem dá ligeira vantagem ao ‘sim’

Grécia. Nova sondagem dá ligeira vantagem ao ‘sim’


Intenções de voto parecem ter-se alterado desde a manhã desta quarta-feira


Uma nova sondagem, publicada pelo portal financeiro ‘Euro2day’, dá uma vitória ao ‘sim’ a um acordo com os credores por parte do governo de Atenas. Segundo a mesma fonte, 47,1% dos gregos está a favor de um entendimento, enquanto 43,2% dos eleitores afirma votar ‘não’ no próximo domingo.

Isto significa que mais de 4,5 milhões de gregos não ficou convencido com a campanha do governo do Syriza. No entanto, é uma vitória com uma margem relativamente pequena. A percentagem de indecisos ultrapassa os 6%.

Os números são diferentes daqueles que foram publicados esta manhã, numa outra sondagem que dava uma maioria ao ‘não’ com 46% dos eleitores a mostrarem-se contra um acordo com os credores.

As sondagens vão-se sucedendo à medida que o dia do referendo se aproxima, mas os números vão variando quase à mesma velocidade a que saem informações tanto da parte das autoridades europeias, como da parte do governo helénico. Depois de Tsipras ter falado ao país, numa declaração em que apelou veementemente ao voto pelo ‘não’, o presidente do Eurogrupo avisou: a negociação de um terceiro resgate está, também, dependente do resultado do referendo no domingo.