O subcomissário da PSP Filipe Silva, que agrediu um adepto do Benfica junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi suspenso “preventivamente” da polícia por um período de 90 dias. A decisão foi revelada esta tarde pelo Ministério da Administração Interna, que divulgou a conclusão do relatório final da investigação conduzida pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).
Num comunicado, o gabinete da ministra Anabela Rodrigues adianta que, “com base nas diligências instrutórias realizadas e atendendo aos elementos probatórios apurados”, foi decidido instaurar um processo disciplinar ao subcomissário, sendo-lhe aplicada uma suspensão preventiva de 90 dias.
Filipe Silva agrediu um adepto do Benfica a 17 de Maio, em Guimarães, quando estava a fazer um serviço gratificado junto ao estádio D. Afonso Henriques. Na altura, o oficial da PSP foi alvo de três processos: um inquérito disciplinar, conduzido pela PSP, e um processo de averiguações da IGAI, além de um inquérito aberto pelo Ministério Público por “suspeitas da prática do crime de abuso de poder durante a actuação policial”.