O Ballito Pro, terceiro QS10000 da temporada, não está a correr muito bem à comitiva portuguesa. No segundo dia de prova, José Ferreira foi o único que conseguiu apurar-se para a ronda 2. Vasco Ribeiro, Nic Von Rupp e Frederico Morais foram eliminados, perdendo uma excelente oportunidade de subir no ranking para tentar garantir um lugar no CT do próximo ano.
José Ferreira (120.º no ranking QS) terminou em 1.º lugar do heat 18, com 14,60 pontos, batendo Nathan Hedge (Aus), Evan Geiselman (EUA) e Jesse Mendes (Bra). O surfista do Guincho, de 23 anos, segue para o round 2, onde defrontará Cooper Chapman (Aus), Stuart Kennedy (Aus) e Mitch Crews (Aus).
No primeiro dia do Ballito Pro, na África do Sul, Tomás Fernandes também garantiu o apuramento para a ronda seguinte, deixando para trás Jordy Smith. Agora terá pela frente Keanu Asing (Haw), Joan Duru (Fra) e Tanner Hendrickson (Haw). Ontem, Marlon Lipke também tinha sido eliminado; dos sete portugueses na competição (Saca participou nos trials mas não conseguiu vencer), apenas dois se mantêm.
A próxima chamada realiza-se às 7h00 locais de 1 de Julho. A prova pode ser seguida em directo através do site oficial.