A plataforma LIVRE/Tempo de Avançar anunciou nesta quarta-feira em conferência de imprensa os resultados oficiais das eleições primárias. Pelo círculo de Lisboa, Rui Tavares reuniu o maior número de votos, seguindo-se Ana Drago.
Desta lista contam ainda as presenças do investigador José Castro Caldas e o politólogo André Freire. No Porto, dos seis escolhidos, o advogado Ricardo Sá Fernandes surge na terceira posição. A médica Isabel do Carmo vence o “pódio” por Setúbal. Pelo círculo de Coimbra, o economista José Reis será o cabeça de lista.
“Nós estamos aqui para derrotar a coligação PSD-CDS”, afirmou Ana Drago parabenizando em seguida todos os envolvidos durante este processo. “Agora é olhar para o país e falar de política, através desta candidatura que, no meio do desespero e da falta de esperança, quer somar força para combater a austeridade”, concluiu a ex-bloquista.
Já o historiador Rui Tavares considera que o dia de hoje é “de alegria, pois tomamos a responsabilidade que os cidadãos nos deram para que possamos ser o principal contributo nas próximas legislativas na recuperação social, económica e cívica do país”. Antes de congratular todos os voluntários, o antigo eurodeputado fez questão de afirmar que o dia também fica marcado, “com tristeza”, pela assinatura da venda da TAP”, garantindo que tudo farão para reverter o processo.
A comissão eleitoral anunciou ainda que o sufrágio sobre os 385 candidatos aos 22 círculos eleitorais contou com a participação de 2 096 pessoas de um universo total de perto de 8 000 potenciais eleitores.
Um resultado que ficou "aquém das expectativas", assumiu em conferência de imprensa o presidente da comissão eleitoral, Luís Moita.
A paridade em termos de primeiros eleitos foi obtida, pois em onze círculos existem mulheres no topo de lista, e outros 11 em que o posto é ocupado por homens.