Conselhos para férias com menos riscos

Conselhos para férias com menos riscos


Direcção-Geral da Saúde criou uma página na internet com informação útil aos viajantes


Quer ajuda para fazer uma mala de primeiros-socorros para levar de viagem? Sabe o que fazer se tiver uma cãibra no mar? A Direcção-Geral de Saúde lançou hoje uma nova área no seu site com informação útil sobre cuidados a ter antes e durante uma viagem, seja em férias ou em trabalho.

A DGS alerta que os afogamentos são das principais causas de morte de crianças e jovens e lembra que as condições climáticas, a alimentação e os costumes podem ser diferentes daqueles a que está habituado, o que pode levar a um aumento dos riscos para a saúde.

A circulação nas estradas ou a participação em grandes eventos como os festivais de música, com a eventual propagação de doenças transmissíveis, são outros aspectos que podem implicar a necessidade de cuidados acrescidos com a saúde.

Recorde-se que desde 2012 a vacina contra o sarampo é recomendada a todas as pessoas que viagem para a Europa, Ásia ou África e que nunca tiveram a doença. Embora Portugal não esteja a ser muito afectado pelos recentes surtos de sarampo, nos últimos meses já houve registo de mais de mil casos em Itália e na Alemanha.