Passou-se um mês desde a decisão judicial a proibir o Uber de operar em Portugal. Foi no final de Abril mas daí para cá o serviço alternativo aos táxis continuou a funcionar sem problemas. Até agora. No seguimento da decisão do Tribunal da Comarca de Lisboa, que aceitou a providência cautelar interposta pela Antral, as operadoras começaram a bloquear o acesso ao site.
É fácil fazer o teste. Se tentar entrar em www.uber.com no seu telemóvel, através dos dados móveis, receberá a mensagem de que é impossível aceder. Até ver, a aplicação continua a funcionar.
Num comunicado enviado ao i, a Uber confirma que, após a decisão judicial tornada pública a 28 de Abril, “os operadores de telecomunicações em Portugal foram notificados para bloquear o acesso ao site www.uber.com” e que por isso “é possível que o site da Uber não esteja acessível em algumas redes”.
Mas apesar de muita gente estar já sem conseguir aceder ao site, a aplicação para smartphone continua a funcionar, garante a Uber, que lamenta o inconveniente mas sublinha que os utilizadores podem continuar a recorrer de forma “segura e conveniente” em Lisboa e no Porto ao serviço de aluguer de carro e motorista alternativo aos táxis. E diz esperar que haja nova decisão judicial "tão breve quanto possível de forma a servir os parceiros e utilizadores em Portugal da melhor forma".
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No final de Abril, o Tribunal da Comarca de Lisboa proibiu o Uber de operar em Portugal, na sequência de uma providência cautelar interposta pela Antral, que se queixa de concorrência desleal por parte de um serviço que considera “ilegal”.
Uma decisão que a Uber Portugal, que alega ser uma empresa tecnológica e não um serviço de táxis, não acatou. Depois de ter sido notificada da decisão, em meados de Maio, apresentou a sua defesa junto do tribunal. Na altura, o responsável em Portugal, Rui Bento, afirmou que a plataforma continuava “empenhada em proporcionar uma alternativa de mobilidade urbana segura, fiável e conveniente” mas também em cumprir e respeitar a lei.