A opinião positiva dos consumidores portugueses sobre o desenvolvimento económico do país estabilizou no primeiro trimestre do ano, de acordo com a sondagem GfK Clima de Consumo na Europa, realizada em 15 países europeus.
As expectativas económicas registaram 15,8 pontos em Março, o que significa que este indicador se encontra 0,1 pontos percentuais abaixo do valor de 15,9 pontos registado em Novembro de 2014.
Os portugueses prevêem ainda vencimentos e salários estáveis nos próximos meses, o que se reflecte no desenvolvimento das expectativas de rendimento, que registaram um ligeiro aumento de 2,1 pontos para 4,7 pontos. Este indicador encontra-se agora ao mesmo nível de Outubro de 2014, mas ainda abaixo do valor mais elevado registado em Janeiro de 2010, antes da intervenção da troika.
A sondagem mostra também que os consumidores nacionais ainda não têm margem financeira para adquirir artigos caros, para além dos bens essenciais necessários ao seu quotidiano. O valor da disposição para comprar poderá ter aumentado de 6,6 pontos desde Dezembro, mas o indicador registava ainda -24,5 pontos em Março. Contudo, este é o valor mais elevado desde Setembro de 2006.
As conclusões do estudo revelam ainda que a disposição para comprar dos consumidores dos 15 países em relação ao desenvolvimento económico dos seus países evoluiu de forma positiva no primeiro trimestre de 2015.
Os consumidores da Europa Ocidental e Meridional mostraram-se mais optimistas, expressando confiança de que irão beneficiar da recuperação económica geral.
Em contrapartida, e apesar dos dados económicos predominantemente positivos, os consumidores da Europa Oriental mostraram-se mais cépticos. O impacto do conflito na Ucrânia e os efeitos das sanções económicas contra a Rússia estão a desempenhar um papel significativo para o maior pessimismo dos habitantes dessa região.