Militante acusa CDS de lançar “caos” e “destruição” na educação


A centrista Maria do Céu Castelo-Branco teceu hoje duras críticas à presença do CDS no governo, acusando o partido de colaborar com a “destruição programada da escola pública”.Para a militante de quase três décadas – que abriu as intervenções dos congressistas reunidos em Oliveira do Bairro, depois de apresentadas as moções – “a escola pública…


A centrista Maria do Céu Castelo-Branco teceu hoje duras críticas à presença do CDS no governo, acusando o partido de colaborar com a “destruição programada da escola pública”.
Para a militante de quase três décadas – que abriu as intervenções dos congressistas reunidos em Oliveira do Bairro, depois de apresentadas as moções – “a escola pública transformou-se no maior e mais desconexo laboratório de experiências deste Governo”. “E entendamo-nos, por imperativo de honestidade: O CDS é corresponsável por este caos”, acrescentou.
A ex-Directora Regional Adjunta de Educação da Região Centro não conseguiu terminar a sua intervenção por falta de tempo (devido aos 160 inscritos para falar perante o congresso), mas recordou ao partido a posição do CDS nas eleições de 2011, quando se defendia que “uma educação de qualidade alcança?se através de um sistema educativo assente numa escola pública com qualidade, em contratualização de serviços e em concorrência com a escola privada e cooperativa”.
Na opinião da militante, porém, as medidas implementadas pelo governo ao longo dos quase vinte meses de governação não representam um “modo sério de honrarmos o voto dos eleitores”.