Mais do que o 5 portas com uma mala maior


A frente é igual à do 5 portas. A diferença na carroçaria só começa no segundo pilar. É uma carrinha que vem com argumentos muito fortes para se impor, incluindo um jeito muito europeu de nascença: desenhada na Alemanha, fabricada em Inglaterra e testada na Finlândia, na Alemanha e também em Inglaterra. É apenas 235…


A frente é igual à do 5 portas. A diferença na carroçaria só começa no segundo pilar. É uma carrinha que vem com argumentos muito fortes para se impor, incluindo um jeito muito europeu de nascença: desenhada na Alemanha, fabricada em Inglaterra e testada na Finlândia, na Alemanha e também em Inglaterra.

É apenas 235 mm mais comprida que o Civic 5 Portas, o que a torna a carrinha mais compacta do segmento C, mas oferece uma bagageira com espaço líder da classe, de 624 litros na configuração de 5 passageiros e 1668 litros com os bancos traseiros rebatidos.

No interior pouco ou nada foi alterado em relação ao 5 portas, oferecendo bom espaço para cinco passageiros, mas um pouco mais espaço em altura para os passageiros dos bancos traseiros.

Uma das grandes novidades da Civic Tourer é o sistema de suspensão traseira adaptável. Este sistema de desenvolvimento recente regula de forma automática e instantânea a suspensão traseira às condições de condução do momento. Isto permite ao automóvel permanecer confortável numa condução à velocidade de cruzeiro em auto-estrada, mas também firme e ágil quando solicitado para uma condução mais empenhada. Este sistema tem três posições – Confort, Normal e Dinamic -, todas desenvolvidas para melhorar a estabilidade e o conforto nas mais variadas situações de carga e ou condução.

Na posição Confort, o sistema cria uma base mais macia para os amortecedores, enquanto o modo Dynamic torna a suspensão mais rija, com foco numa maneabilidade dinâmica. Independentemente do modo seleccionado, o sistema de suspensão traseira adaptável ajusta a força de amortecimento de acordo com as acções do condutor e as condições de condução.

Este sistema, introduzido pela primeira vez num automóvel de produção, foi especialmente desenvolvido para o Civic Tourer e em breve também será transposto para o 5 portas.

A direcção foi igualmente aperfeiçoada com melhorias no sistema EPS que permitem que o Civic Tourer ofereça uma direcção de boas respostas e muito previsível nas estradas de muitas curvas e a alta velocidade.

O motor é o já conhecido 1.6 i-DTEC (ou 1.8 i-VTEC, que pouca expressão terá em Portugal), o diesel poupadinho e muito competente.

Os sistemas de segurança e ajudas à condução são os já conhecidos do 5 portas e podem considerar-se excelentes para este segmento.

Quanto a preços, ainda não há nada estabelecido em definitivo, mas a entrada de gama diesel deverá andar na casa dos 25 mil euros. Depois é o que o cliente quiser e puder gastar com os extras, evidentemente.

A título informativo, pode desde já dizer-se que o sistema de controlo de amortecimento ADS deverá custar cerca de mil euros.