Excedente comercial da zona euro sobe para 14,9 mil milhões em Abril


A zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens de 14,9 mil milhões de euros, em abril, acima dos 3,3 mil milhões de euros observados um ano antes, indicou hoje o Eurostat. O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) adianta também que o saldo registado em março deste ano fixou-se em 22,5…


A zona euro registou um excedente no comércio internacional de bens de 14,9 mil milhões de euros, em abril, acima dos 3,3 mil milhões de euros observados um ano antes, indicou hoje o Eurostat.

O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) adianta também que o saldo registado em março deste ano fixou-se em 22,5 mil milhões de euros, contra o excedente de 6,9 mil milhões de euros observado em igual mês de 2012.

De acordo com as primeiras estimativas do Eurostat para o mês de abril, hoje divulgadas, as exportações da zona euro (corrigidas de variações sazonais) diminuíram 0,8% relativamente ao mês anterior, enquanto as importações aumentaram 0,5%.

A UE registou, em abril, um excedente de 9,2 mil milhões de euros, contra um défice de 13,4 mil milhões observado um ano antes, com as exportações a recuarem 0,2% face a março deste ano e as importações a permanecerem estáveis.

Ao nível dos Estados-membros, a Alemanha (49,3 mil milhões de euros), a Holanda (15,1 mil milhões de euros) e a Irlanda (8,9 mil milhões de euros) registaram os maiores excedentes comerciais entre janeiro e março deste ano, enquanto o Reino Unido (-24,1 mil milhões), a França (-20,1 mil milhões) e a Grécia (-5,3 mil milhões) registaram os maiores défices.

Entre janeiro e março deste ano, Portugal registou um défice de 1,9 mil milhões de euros, abaixo do défice de 2,9 mil milhões de euros observado um ano antes.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico