Caves São João: homenagema Luiz Costa e lançamentode colheitas antigas


As Caves São João são uma empresa familiar fundada pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa em 1920, dedicando-se ao comércio de vinhos finos do Douro licores. Na década de 30, com a proibição da feitura de vinhos do Porto fora da Região Demarcada iniciam a sua actividade com vinhos de mesa da Bairrada e…


As Caves São João são uma empresa familiar fundada pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa em 1920, dedicando-se ao comércio de vinhos finos do Douro licores. Na década de 30, com a proibição da feitura de vinhos do Porto fora da Região Demarcada iniciam a sua actividade com vinhos de mesa da Bairrada e com espumantes. Será já na geração seguinte, com Luiz Costa, que se dará o salto para a produção dos grandes vinhos. E foi numa homenagem ao senhor Luiz Costa (1928-2012), com o lançamento de um espumante que tem o seu nome, que recentemente visitámos esta empresa, a mais antiga da região bairradina.

Durante muitos anos as Caves São João foram uma referência no sector vinícola da Bairrada, mas uma gestão familiar muito fechada e políticas comerciais restritivas fizeram a empresa fechar-se sobre si própria. Recentemente, com sangue novo na empresa, iniciam outro ciclo de vida das Caves São João. Com uma cave com mais de um milhão de referências em estágio, colocaram agora à venda mais de 300 vinhos das décadas de 1950, 60, 70, 80 e 90, ainda vivos, com garra, a mostrar que a Bairrada é uma das melhores regiões de vinho portuguesas. Tivemos oportunidade de provar cerca de duas dezenas (deixamos aqui alguns exemplos). Iremos desenvolver o tema no ionline:

Frei João Bairrada Branco 1966 73 euros É espantoso como um vinho branco com esta idade ainda está com esta garra. Muito evoluído de cor, é verdade, mas com uma excelente boca. Ainda um belo branco velho.

Frei João Reserva Magnun Bairrada Tinto 1966 115 euros Aroma encantador a lembrar camomila, especiado, complexo. Na boca é delicado, aromático. Um vinho fabuloso com um final fantástico.

Porta dos Cavaleiros Reserva Magnun 1973 90 euros Um Dão evoluído na cor, fantástico de aromas, belíssimo na boca, aveludado.

Caves São João Reserva Particular 1959 226 euros Maioritariamente feito da casta baga. Aromas fantásticos, ainda com muita fruta. Cor evoluída, com bons taninos, conjunto elegante. Vinho ainda muito vivo com final muito frutado.

Quinta do Poço do Lobo Bairrada 1988 6 euros Porta dos Cavaleiros Belo aroma especiado. Muito agradável na boca, com muita fruta, bons taninos. Final médio. Uma excelente relação qualidade preço.