O Algarve, volta a ter no seu cardápio um dos espaços de praia de referência. Numa época, em que as noites de verão eram verdadeiramente efervescentes e os restaurantes à beira mar marcavam a tendência, o Evaristo em Albufeira afirmou-se com um dos grandes nomes para quem gostava de comer um bom peixe praticamente com os pés na areia. Foi assim durante largos anos, alguns deles coincidindo com a emblemática Casa do Castelo, para muitos, o melhor clube de entretenimento a Sul. À sua frente Luís que adotou o apelido Evaristo tal era a relação e a simbiose entre a pessoa e o projeto. Assim se construiu um ícone da gastronomia algarvia, assente no excelente peixe na grelha, nas famosas lulas, nas amêijoas e na sangria branca. A praia passou assim a ser procurada por muitos curiosos e a figurar nos guias dos sítios a visitar. Após alguns anos arredado do espaço que culminaram com um incêndio que transformou o mesmo em cinzas, eis que aparece novamente em conjunto com os seus parceiros concessionários, para suprir uma lacuna numa praia de bandeira azul que ficou órfã do seu apoio e que carecia de assistência, quer em termos de comidas e bebidas como de auxilio de primeiros socorros imediato.
O projeto em formato pop up, foi pensado e criado a pensar apenas nesta época de 2025, uma vez que existia a necessidade de dar apoio à praia, embora a fazer valer pelas várias pessoas que habitualmente a frequentam com quem falei, todos anseiam e desejam que se prolongue no tempo, voltando com a qualidade que sempre nos presenteou. Com uma estrutura amovível e, por isso, sem as condições de outrora mas com o mesmo charme, vale a pena reviver aquele pôr do sol, desta vez sem o magnífico peixe grelhado porque não há condições para ter uma grelha mas com o sabor da sangria exatamente igual e com as lulas que tanto sucesso fizeram novamente nos pratos. A famosa espinha de peixe, essa mantém-se como imagem de marca, no fundo como se de um regresso a 1986 se tratasse. Um renascimento com os mesmos sonhos, a magia de outras vidas e tantas memórias para contar.
Na praia, aparecem assim as taças de fruta, os wraps ou hambúrgueres de vaca e atum para quem tem mais fome. À mesa num registo mais próximo do antigo, as amêijoas, o camarão Tigre, e as tais lulas recheadas, azeite de alho e coentros, batata e salada de tomate tão típica da região. Abriu sexta-feira passada, dia 17 e já tive oportunidade de ir visitar. O espaço nem parece amovível, tal o formato arranjado para que os clientes possam estar confortáveis a usufruir daquela vista incrível. Simples mas cheio de sonhos e de novas histórias para construir. O Luís, tal como o Gonçalo Rocha em Lisboa, foram as duas pessoas que mais me ensinaram sobre diversão e me deram oportunidade de também eu construir o meu caminho nesta área. Estarei sempre agradecido por isso. Neste caso, para quem o conhece, descer aquela escadaria e reencontrá-lo de sorriso aberto e simples é para mim o sinal de que este novo inicio mostra que estamos sempre a tempo de sermos felizes e de aprender com o passado para desenhar momentos perfeitos no presente e futuro.
O Evaristo é magia no seu estado puro e como tal esperam-se alguns momentos durante este verão, em que a gastronomia se funde com a música, do momento em que nos sentamos para almoçar e em que sem darmos conta, passadas umas horas estamos a dançar de braços no ar. Transparente como a água, quente como o calor e leve como um mergulho no mar. Se o lema escolhido é “because we miss you” só tenho a dizer: nós também tivemos muitas saudades tuas e de todos os momentos que nos proporcionaste. Welcome Back!







