Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas

Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu quase 359 mil chamadas


Grande parte das chamadas estão relacionadas com sintomas de ansiedade.


A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu quase 359 mil chamadas desde que foi criada em 2020, segundo dados oficiais.

A linha começou a funcionar a 1 de abril de 2020, um mês depois do início da pandemia de covid-19 em Portugal, no entanto, analisando os números destes cinco anos, foi em 2024 que se registou o maior número de chamadas.

Nestes primeiros meses houve ainda mais chamadas, prevendo-se um crescimento de 6% em relação ao primeiro semestre de 2024.

O ano passado foram atendidas 76 mil chamadas, seguido de 2023, com 70.700, de 2021, com 70 mil, 2022 com 64.800, e 2020, com 57.700 chamadas, de acordo com os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançados, esta quinta-feira à agência Lusa.

Grande parte das chamadas para a LAP estão relacionadas com sintomas associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia e à gestão e adaptação em situação de crise.

Sublinhe-se que nas situações em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que deverá assegurar o acionamento dos meios de socorro adequados.

Para aceder à Linha de Atendimento Psicológico basta ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).