O ministro dos Assuntos Parlamentares confirmou, esta quarta-feira de manhã, que será candidato à Câmara Municipal do Porto nas eleições autárquicas, que se realizarão em setembro ou outubro.
A confirmação da candidatura, há muito especulada, foi feita num artigo de opinião publicado esta quarta-feira no Jornal de Notícias.
“Hoje anuncio, por isso, a minha candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto. Faço-o com sentido de missão, com entusiasmo e com a felicidade inédita de quem partilha um sonho antigo: o sonho de entregar-me à construção de um Porto ainda mais humano, dinâmico e próspero, onde todos possam viver tranquilamente e com dignidade”, escreveu Pedro Duarte.
O ainda governante adiantou ainda, à margem do Conselho de Ministros, que decorre esta quarta-feira no Mercado do Bolhão, que a sua candidatura foi uma “decisão ponderada, com muita racionalidade e que tem um lado de grande afetividade”, sublinhando que “tem muito a ver com a ligação afetiva” que tem com o Porto.
Recorde-se que Pedro Duarte no dia 21 de março, já depois da dissolução do Parlamento, que não se iria candidatar a mais nenhum cargo político que não fosse a presidência da Câmara do Porto.
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 de setembro e 14 de outubro de 2025.