Porsche Sprint Challenge Ibérica. Potência, emoção e “glamour”

Porsche Sprint Challenge Ibérica. Potência, emoção e “glamour”


A competição que coloca em pista os potentes Porsche 911 GT3 tornou-se uma referência das corridas na Península Ibérica. A edição de 2025 apresenta novidades no plano técnico e desportivo com o objetivo aumentar a competitividade e o espetáculo. Um desafio para quem gosta de emoções fortes


Pelo quinto ano consecutivo, a P21 Motorsport vai organizar uma competição monomarca utilizando o Porsche 911 GT3 – o desportivo de maior sucesso na história do desporto automóvel – a que se junta, pela primeira vez, o 718 Cayman GT4. O êxito desportivo e a qualidade organizativa foram reconhecidos pela Porsche Motorsport em 2023 e a Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI) passou a ter a chancela oficial da marca alemã. Existem 35 países que fazem correr os modelos Porsche, mas a empresa portuguesa P21 Motorsport é a única a nível mundial que realiza uma competição em dois países. Na Península Ibérica não há muitas opções tão aliciantes como este troféu, disputado com carros potentes e pilotos de qualidade, que oferecem momentos emocionantes, ou seja, tem tudo aquilo que os amantes das corridas gostam. Se o karting é considerado a melhor escola, a Porsche Sprint Challenge Ibérica pode ser vista como a universidade. Aproveitar ao máximo o potencial de um carro que “nasceu” para correr só está ao alcance dos melhores.

Conduzir o Porsche 911 GT3 em diferentes circuitos de Portugal e Espanha é sempre um excelente programa. São seis fins de semana cheios de adrenalina, muito espetáculo e grandes duelos. A edição do ano passado teve 26 pilotos inscritos ao longo da época, 1.500 pessoas envolvidas na organização e mais de 68 mil fãs no pit walk ao longo das 12 provas. A PSCI deixou uma marca de qualidade e uma imagem de profissionalismo nas pistas por onde passou. A competição está dividida em três categorias, com classificações separadas. A classe Pro AM destina-se a pilotos com vitórias em corridas e/ou campeonatos, a AM é para pilotos com menos experiência e a GD (Gentleman Drivers) segue o mesmo princípio da AM, só que para pilotos com mais de 45 anos. 

Novos desafios

A P21 Motorsport é a única entidade autorizada a vender carros de competição a pilotos ou equipas na Península Ibérica. Uma época completa pode custar entre 100 e 160 mil euros, depende do tipo de carro, sendo que estes valores são a dividir por dois pilotos. Os 100 mil euros é para correr com o 718 Cayman GT4 e os 160 mil euros para participar com o 992. «É o carro de corrida mais recente da Porsche», afirmou José Monroy, responsável da P21 Motorsport. Os pilotos vão utilizar o Porsche 911 nas versões 991.1 (450 cv), 991.2 (500 cv), 992 (510 cv) e 718 Cayman GT4 (500 cv): estamos a falar de modelos que atingem facilmente os 315 km/h e aceleram de 0 a 100 km/h em 3,4 s.

 A grelha de partida de 2025 deve ter 20 pilotos e vai ter novidades a nível técnico e desportivo. «Não sou apologista de ter muitos carros em pista, o número ideal é entre 18 e 25 carros. Depois de duas épocas muito positivas, decidimos introduzir algumas mudanças para aumentar o interesse da competição. Vamos ter alterações importantes nos regulamentos técnicos e desportivos, bem como no programa de todo o fim-de-semana. Acreditamos que este é o caminho para que a PSCI se assuma, cada vez mais, como uma das competições internacionais mais importantes entre as que se disputam na Península Ibérica», fez questão de salientar José Monroy. Além das ações paralelas de promoção dos eventos, a organização pretende convidar já este ano pilotos estrangeiros de nomeada para dar maior notoriedade ao campeonato. A nível técnico, mantêm-se os modelos do ano passado, a grande novidade é o 718 Cayman GT4, um carro substancialmente mais lento que o novo 992, que é a referência deste troféu. No capítulo desportivo, continuam as duas corridas Sprint, embora mais curtas para dar lugar a uma terceira corrida de 50 minutos, que é a grande novidade deste ano. «Depois de analisarmos outros campeonatos, chegámos à conclusão que para o mercado ibérico deveríamos criar uma terceira corrida para poder haver dois pilotos por carro. Alivia os pilotos que têm um budget mais limitado», explicou. Com nove vitórias em 12 corridas, Manuel Alves revelou um andamento muito superior. «Foi o segundo ano nesta competição e fiquei muito satisfeito com o nível que apresentei em todas as provas», disse o vencedor da Porsche Sprint Challenge Ibérica 2024, que espera repetir o feito este ano, ao mesmo tempo que está a tirar o Mestrado em Finanças. «Vou apostar no novo 992 e espero voltar a vencer corridas», acrescentou.  

O Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025 tem seis eventos, quatro em Espanha e apenas dois em Portugal, mas isso tem uma explicação. «Só temos dois circuitos disponíveis [Estoril e Portimão] e, como não é muito interessante para os pilotos correr nas mesmas pistas, utilizamos quatro circuitos espanhóis», justificou José Monroy. Cada evento tem dois treinos livres de 20 minutos, duas sessões de qualificação de 15 minutos, duas corridas Sprint de 20 minutos, mais uma volta, e uma terceira corrida com 50 minutos. Vão ser seis fins de semana a altas rotações. 

Calendário:

Warm up Estoril – 15 de março

Portimão – 25 a 27 de abril

Monteblanco – 24 e 25 de maio

Valencia – 14 e 15 de junho

Navarra – 13 e 14 de setembro

Jerez de la Frontera – 1 e 2 de novembro

Estoril – 22 e 23 de novembro