Pedro Aguiar Branco acredita que a moção de confiança do Governo vai ser aprovada, e que o interesse nacional vai sobrepor-se a qualquer interesse partidário. A segunda figura mais importante da Nação lembrou que aconteceu o mesmo aquando da aprovação do Orçamento de Estado.
O presidente da Assembleia da República mostrou-se convicto de que os portugueses não desejam eleições “creio interpretar a vontade do povo de que não haja, neste momento, instabilidade que leve a eleições. Tenho confiança que seja possível aprovar esta moção de confiança, porque acredito que o interesse nacional irá prevalecer na hora da votação”, referiu Aguiar Branco, que lembrou que existe a possibilidade da abstenção para que o país possa continuar a viver em estabilidade.
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou que iria apresentar uma moção de confiança ao Executivo durante a discussão da moção de censura apresentada pelo PCP. “Não ficando claro, como resulta das intervenções dos maiores partidos da oposição, que o Parlamento dá todas as condições ao Governo para executar o seu programa, avançaremos para a última oportunidade de o fazer, que é a aprovação de um voto de confiança”, justificou o primeiro-ministro.
O debate e a votação da moção de confiança ao Governo estão marcados para a próxima terça-feira, a partir das 15h00. O presidente da Assembleia da República fez questão de sublinhar que “em democracia não há impasses e, como não há impasses, a situação das eleições é sempre a alternativa que existe”.