A Amazon vai assumir o controlo criativo da personagem James Bond, na sequência de um acordo com a família responsável pelos direitos de propriedade intelectual de 007.
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, sem mencionar valores, a Amazon anunciou uma parceria (‘joint venture’) com Michael G. Wilson e Barbara Broccoli “para acolher os direitos de propriedade intelectual de James Bond, ficando todas as partes como coproprietárias do ‘franchise’”.
A Amazon, através dos estúdios MGM, que comprou em 2022, assegura o controlo criativo assim que finalizado o acordo.
“Com a minha carreira de 007 a abranger quase 60 incríveis anos, retiro-me da produção dos filmes de James Bond para me focar em arte e projetos de caridade”, disse Wilson, citado no comunicado. “Consequentemente, a Barbara e eu concordámos que é tempo para o nosso parceiro de confiança, a Amazon MGM Studios, conduzir James Bond para o futuro”, acrescentou.
A Amazon lembrou ainda que, desde a aquisição da MGM, ficou com os direitos de distribuição de todos os filmes de James Bond. De acordo com a Associated Press (AP), o acordo deverá ser finalizado ainda este ano e é esperada ainda a expansão do universo Bond para lá do cinema.