O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira, perante o Presidente do Brasil, que os portugueses não têm “nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia”. Luís Montenegro acrescentou que há “tolerância zero” para quem tem esses comportamentos em Portugal.
O chefe de Governo falava em conferência de imprensa, no fim da 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do Presidente Lula da Silva.
Interrogado se reconhece que há xenofobia contra brasileiros em Portugal, o primeiro-ministro português sustentou que isso acontece “episodicamente, excecionalmente”.
“Nós temos tolerância zero para quem tiver um comportamento dessa natureza, desde logo, prevenindo, desde logo fazendo e assumindo um posicionamento inequívoco de repressão de qualquer tentação nesse sentido, de proteção das pessoas que possam estar mais expostas a um fenómeno desses”, acrescentou.
Em seguida, Luís Montenegro defendeu, citado pela agência Lusa, que “os portugueses na sua esmagadora maioria, esmagadora mesmo, não têm nenhuma, mas nenhuma tendência para fenómenos de xenofobia”.