Maioria dos jovens portugueses já foi exposto a desinformação

Maioria dos jovens portugueses já foi exposto a desinformação


No que respeita às fontes de informação, a televisão é a preferida da maioria dos jovens portugueses (53%), com menos expressão para os jovens europeus (39%)


Mais de três em cada quatro jovens da União Europeia (UE) já foram expostos à desinformação, e quatro em cada dez consideram o aumento do custo de vida uma preocupação de futuro. 

De acordo com um inquérito Eurobarómetro feito a jovens com idades entre os 16 e os 30 anos e divulgado esta segunda-feira, depois do custo de vida, em segundo lugar na tabela das preocupações juvenis portuguesas estão a situação económica e a criação de emprego (PT35%, UE 31%).  Seguem-se o ambiente e as alterações climáticas (PT 33%, UE 33%).

Entre as restantes opções de resposta no questionário sobre prioridades políticas da UE para os próximos cinco anos estão a educação e formação, que representam 28% para os jovens portugueses, e 27% para os jovens europeus. 

Já a proteção e providência sociais representam 23% para os jovens portugueses, e 29% para os jovens europeus.

O Eurobarómetro revela também que a grande maioria dos jovens portugueses (81%) considera já ter estado exposta à desinformação e às notícias falsas, com a média europeia nos 76%.

No que respeita às fontes de informação, a televisão é a preferida da maioria dos jovens portugueses (53%), com menos expressão para os jovens europeus (39%).

Seguem-se as redes sociais, sendo o Instagram e oTikTok as duas principais, com respetivamente 56% e 33% para os jovens portugueses e 47% e 39% para os jovens europeus.

O inquérito Eurobarómetro à Juventude foi realizado pela Ipsos entre 25 de setembro e 3 de outubro de 2024, nos 27 Estados-Membros da UE, junto de 25.863 jovens, cerca de mil portugueses.