Um homem e uma mulher, ambos com 34 anos, foram detidos pela PSP, na quarta-feira passada, por tráfico de estupefaciente, nomeadamente das chamadas ‘drogas de violação’
“As drogas sintéticas e outras substâncias associadas a consumos aditivos têm revelado uma presença ascendente na cidade de Lisboa. As consequências e efeitos nas pessoas que consomem este tipo de substâncias conduzem a uma incapacidade de decisão e discernimento que facilitam as práticas criminais associadas ao abuso sexual de pessoas em ambiente de diversão noturna”, informa a PSP, em comunicado.
Perante diversas denuncias, a Divisão de Investigação Criminal, começou a investigar fenómenos emergentes, em particular a venda de drogas desta tipologia numa franja da população jovem e residente na cidade.
Assim, segundo o mesmo comunicado, a detenção dos dois suspeitos resultou de “um policiamento particular e na experiência das equipas que se dedicam à investigação de tráfico”, que perceberam que as movimentações desenvolvidas pelos agora detidos indiciava a prática do crime.
“Confirmada a detenção em flagrante delito realizaram-se buscas que conduziram à apreensão de quantidades avultadas de substâncias como a cetamina, utilizada por predadores sexuais. No somatório, foram apreendias: 21 mil doses de LSD, 750 gramas de cocaína, 200 doses de haxixe, 320 doses de liamba e160 doses de MDMA.
Os dois suspeitos já foram ouvidos em primeiro interrogatório tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.