O Campeonato de Portugal de todo-o-terreno começa, este fim de semana, nos rápidos e seletivos estradões do Alentejo, onde estão presentes alguns dos melhores pilotos portugueses. No final do primeiro dia de prova, o campeão nacional João Ferreira (Mini JCW 3.0d) lidera nos automóveis, Hélder Rodrigues (Polaris) é o melhor SSV e Micael Simão (GasGas) é o mais rápido nas duas rodas.
A prova deste ano começou com o prólogo (10 km), onde João Ferreira realizou o melhor tempo. O facto de ser secreto não agradou a todos os pilotos “o prólogo é sempre um aliciante para o público e se pudermos treinar, como acontece em muitas outras provas, vamos andar mais depressa e dar maior espetáculo sem arriscar. Se a organização quer evitar o reconhecimento no local, podia distribuir um vídeo do percurso pelos pilotos, já era uma ajuda”, disse-nos João Ramos (Toyota Hilux T1+).
O primeiro cronometrado tinha 169 km, era extremamente rápido na sua maior parte e terminava com uma zona lenta e sinuosa. Os carros da categoria T1+, autênticos protótipos de todo-o-terreno com 400 cv, eram claramente favoritos, apesar dos esforços dos pilotos da categoria T3, que fizeram malabarismos para acompanhar os mais rápidos.
Ainda com o andamento do Dakar, João Ferreira foi o mais rápido em todas as cronometragens intermédias e chegou ao final da primeira etapa com 55 segundos de vantagem sobre João Ramos. “Andamos rápido, sem arriscar, até porque havia muita lama. Perdemos algum tempo numa zona de velocidade controlada, porque havia uma diferença entre o roadboak em papel e o digital. O segundo dia vai ser ainda mais rápido porque já conhecemos o percurso. A facto de estar degradado com a passagem dos carros não deve fazer baixar o ritmo”, explicou o campeão nacional. Tiago Reis (Taurus T3 Max) é terceiro da geral e lidera a categoria T3.
Nas motos, Micael Simão arriscou bastante para ser o mais rápido no primeiro setor seletivo. “O percurso estava difícil e não me livrei de três quedas, que me fizeram perder alguns segundos. Felizmente não me magoei, mas houve uma altura em que pensei que não ia correr bem”, contou o piloto, que tem um minuto de vantagem sobre Tomás Dias (Honda).



