Mais de 30 personalidades, de diferentes setores, apelaram esta sexta-feira, numa carta aberta, a que o Governo reconheça o Estado da Palestina.
“O reconhecimento internacional da Palestina marca hoje a agenda internacional, mas esta guerra não começou agora. O conflito ceifou e poderá continuar a ceifar milhares de vidas inocentes, as ocupações ilegais e injustas mantêm-se e tardam as soluções concretas na delimitação de fronteiras, no estatuto de Jerusalém ou nos direitos dos refugiados palestinianos”, começa por dizer o texto, publicado no Expresso.
“A esta situação, entendemos que o nosso país deve responder com todas as ferramentas legais e institucionais ao dispor do Governo da República, do qual o senhor primeiro-ministro é máximo representante.”
“Senhor primeiro-ministro, enquanto lhe escrevemos e já depois de um acordo de paz negociado e selado, há acusações fundadas de que Israel está a bloquear a ajuda humanitária”, pode ler-se.
O texto afirma que “A remarkable idea nas palavras de Netanyahu não é mais do que, na verdade, uma limpeza étnica idêntica a tantas outras já consumadas no passado. Retirar o povo palestiniano de Gaza, a fim de reconstruir essa faixa do território, é obrigá-lo mais uma vez ao refúgio, à retirada em massa das suas casas, das suas propriedades e do seu ‘modo de vida’. Tornar Gaza uma “nova Riviera”, reconstruí-la sem o seu povo, como sugere Trump, é utilizar um poder que os Estados Unidos não têm sob um território que não é seu”.
“Esta pode ser a última oportunidade que Portugal tem para reconhecer a Palestina tal como estabelecem múltiplas resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas. Não a percamos: pela justiça, pelo direito internacional que nos protege e pela paz”, diz a carta aberta.
Entre os signatários, estão os ex-governantes socialistas João Costa, Alexandra Leitão, Mariana Vieira da Silva, Ana Catarina Mendes e Marina Gonçalves, e artistas como Salvador Sobral, Capicua e Rita Blanco, e ainda os comentadores Pedro Marques Lopes e João Maria Jonet e a advogada Leonor Caldeira, entre outros.