Na sequência da remodelação no Governo, o primeiro-ministro fez questão de expressar publicamente “reconhecimento e gratidão” aos secretários de Estado que cessaram funções.
No entanto, deixou de fora dos agradecimentos Hernâni Dias, que deixou o cargo de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território a 28 de janeiro, tendo sido exonerado no dia seguinte, na sequência da polémica com a lei dos solos.
Na nota emitida, na quarta-feira, pelo gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro sublinha que os cinco governantes que serão substituídos “foram inexcedíveis na dedicação e empenho na concretização do Programa do Governo”.
Em causa estão os nomes de Pedro Dantas da Cunha, secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Jorge Campino, secretário de Estado da Segurança Social, Maria João Pereira, secretária de Estado Adjunta e da Igualdade e Maria de Lurdes Craveiro, secretária de Estado da Cultura.
Como novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território foi nomeado Silvério Regalado. Maria Luísa Oliveira será secretaria de Estado da Administração e Inovação Educativa (MECI), Filipa Lima fica com a secretaria de Estado da Segurança Social, Jean Barroca com a secretaria de Estado da Energia, Carla Rodrigues é a nova secretária de Estado Adjunta e da Igualdade e, por último, Alberto Santos assume secretaria de estado da Cultura.
A tomada de posse dos novos membros do Governo terá lugar, esta quinta-feira, no Palácio de Belém às 17h30.