Nunca se viu nada assim no desporto automóvel em Portugal. A Toyota escolheu o Autódromo do Estoril para apresentar um projeto único, que passa pela presença nos principais campeonatos nacionais, deixando em aberto a possibilidade de fazer algumas provas no estrangeiro.
A Salvador Caetano tem uma história de 55 anos no desporto automóvel nacional, que começou em 1970 com Toyota Corona Mark II 1900. Desde então, venceu em todas as especialidades naquilo que se pode considerar uma história de sucesso. Para 2025, o objetivo é, naturalmente, ganhar corridas e conquistar títulos, mas é também desenvolver carros cada vez melhores, que tragam emoções fortes a quem os conduz.
O desporto automóvel é visto como um laboratório para testar novas tecnologias que depois são aplicadas nos automóveis de série, tornando-os cada vez melhores. Desde as tecnologias híbridas até energia experimental a hidrogénio, a Toyota está empenhada em acelerar o desenvolvimento do desporto motorizado sustentável. Os títulos conquistados no Campeonato do Mundo de resistência foram conseguidos com carros híbridos que utilizavam combustível renovável, o mesmo acontece no Mundial de ralis e de todo-o-terreno, isso ficou bem patente com as recentes vitórias no Rali de Monte Carlo e no Dakar.
A principal novidade é o regresso da Caetano Portugal aos ralis com o GR Yaris Rally 2, um carro com enorme potencial como ficou demonstrado o ano passado com a conquista do título mundial WRC2 com Sami Pajari. O carro tem motor de três cilindros 1.6 turbo com 280 cv, quatro rodas motrizes e caixa sequencial de cinco velocidades. Para conduzir o GR Yaris Rally 2, a Toyota foi buscar Kris Meeke à Hyundai, trata-se de um piloto extremamente veloz – é o mais rápido da história do Mundial de ralis ao ganhar o Rali da Finlândia, em 2026, com uma média de 126,6 km/h em estradas de terra. “Estou feliz por iniciar este novo projeto. O GR Yaris Rally 2 é um carro muito competitivo e não podia deixar escapar esta oportunidade. Acredito que teremos todas as condições para sermos competitivos e lutar por vitórias contra uma concorrência forte”, disse o piloto inglês. O carro vai ser assistido pela Sports&You e a relação muito próxima com a Toyota Gazoo Racing, estrutura que disputa o Mundial de ralis, vai permitir ter um carro competitivo ao longo da temporada.
O campeonato nacional de todo-o-terreno é dos melhores da Europa, e a Caetano Portugal está presente com João Ramos, que vai tripular a poderosa “dama negra” Hilux T1+ Evo, uma pick up com chassis tubular, motor V6 3.5 biturbo com 400 cv e caixa sequencial de seis velocidades. “Estamos inseridos num campeonato muito competitivo, com equipas muito fortes, e vamos lutar pelos primeiros lugares em todas as provas. Vamos ser competitivos, só espero não ter os azares que tive na época passada para poder lutar pelo título. Independentemente do campeonato, para mim, a paixão está no prazer da condução e no prazer do público que me acompanha” referiu João Ramos.
Na velocidade, a marca japonesa vai estar em pista com o GR Supra GT4 Evo2, um GT com motor de seis cilindros 3.0 biturbo de 430 cv e caixa sequencial de sete velocidades. “Estou muito satisfeito por fazer parte deste que é o maior projeto de desporto motorizado em Portugal. O GR Supra GT4 Evo foi a referência em 2024 e tem um potencial tremendo. Vamos trabalhar afincadamente para lutar pelo primeiro lugar nas corridas e conquistar o título, sei que estou no sítio certo para atingir esse objetivo”, frisou Francisco Mora, um dos pilotos do bonito Toyota Supra, o segundo piloto será anunciado em breve.