Aguiar-Branco diz que políticos não devem “perder tempo com jogos partidários”


“É preciso que os agentes políticos trabalhem juntos com sentido de responsabilidade”, afirmou nos Açores.


Bruno Gonçalves

O presidente da Assembleia da República deixou, esta terça-feira, um recado aos políticos, dizendo que “não devem perder tempo com jogos partidários” e que ausência de uma maioria absoluta não significa a ingovernabilidade.

“Quando a fragmentação cresce, quando a incerteza aumenta à nossa volta, não se deve perder tempo com jogos partidários. É preciso que os agentes políticos trabalhem juntos com sentido de responsabilidade”, afirmou José Pedro Aguiar-Branco, na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.

“Ambos os parlamentos têm demonstrado que a ausência de uma maioria absoluta não tem de significar, necessariamente, um cenário de ingovernabilidade. Ambos têm demonstrado que um parlamento fragmentado não tem de ser, necessariamente, um parlamento crispado”, sublinhou.

E deu como exemplo o consenso entre os dois maiores partidos no arquipélago para a eleição da nova presidente do Conselho Económico e Social dos Açores e a aprovação do Orçamento do Estado para 2025, no que classificou como a “expressão maior da maturidade política dos partidos fundadores” da democracia.