Um homem, de 42 anos, foi detido pela prática do crime de violência doméstica contra a sua ex-companheira, através da emissão de mandado de detenção fora de flagrante delito por Autoridade de Polícia Criminal.
De acordo como numa nota divulgada esta segunda-feira, o detido tem antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza, e “não aceitava o fim da relação de namoro, controlando o telemóvel e redes sociais da sua ex-companheira, ofendendo a sua saúde física e apoderando-se da sua residência, não querendo abandonar o imóvel”.
O homem, conta ainda a PSP, agrediu “física e psicologicamente a vítima, em sua casa, nomeadamente tê-la asfixiado e injuriado, para além de ter cortado um sofá com recurso a uma faca de cozinha de grandes dimensões, acabou por fugir daquela residência de forma a eximir-se à atuação dos polícias, após os vizinhos terem sido alertados pelos gritos da vítima”.
O homem regressou ao domicílio da sua ex-companheira, “com o propósito de reatar a relação amorosa, contudo foi surpreendido pelos polícias que procederam à sua detenção”.
Em consequência dos atos praticados pelo homem, a vítima estava na iminência de ser colocada numa casa abrigo, vendo-se obrigada a alterar o seu quotidiano, por ser a única forma de garantir a sua segurança.
“Deste modo, não restando outra alternativa para garantir a saúde física e psicológica da vítima, estando esta em continuado perigo com a liberdade do suspeito, foram emitidos mandados de detenção fora de flagrante delito por parte de Autoridade de Polícia Criminal, impossibilitando, deste modo, a continuidade da atividade criminosa por parte do suspeito”, pode ler-se na nota-
O detido foi sujeito a 1.º interrogatório judicial de arguido detido, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.