A PSP deu este domingo cumprimento a Mandados de Detenção Europeus dos quatro suspeitos detidos na sexta-feira depois de entrarem na escola básica do Bairro Operário, em Lagos e se envolverem numa troca de tiros com a PSP.
Segundo comunicado da PSP, a que o Nascer do Sol teve acesso, como são “suspeitos de nacionalidade espanhola, desde a sua detenção foram mantidos intensos contactos com as autoridades espanholas através do Centro de Cooperação Policial e Aduaneira”.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apurou que estes eram procurados pela justiça daquele país, pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes, contrabando, posse de armas e outros.
Segundo a nota, “antecipando-se que os crimes de que eram suspeitos em Portugal, com elevado grau de probabilidade, não permitiriam à luz da legislação portuguesa, que lhes fossem aplicadas medidas restritivas da sua liberdade, as autoridades espanholas promoveram a emissão urgente de Mandados de Detenção Europeus, visando os quatro suspeitos que foram posteriormente comunicados pelos canais formais estabelecidos”.
Na sexta-feira, a PSP abordou quatro suspeitos de furtos em interior de residências, que estavam numa viatura, os indivíduos ao verem a polícia fugiram, primeiro de carro e depois a pé. “Nesse sentido, a PSP moveu perseguição apeada aos quatro suspeitos, tendo sido efetuados disparos de advertência para o ar”. Foi então que os indivíduos “terão saltado o muro e o gradeamento de uma escola”, informou a polícia.
No seguimento desta fuga, um dos suspeitos terá sido atingido por um disparo de arma de fogo num pé, momento em que a PSP conseguiu intercetar os quatro indivíduos.
O incidente ocorreu em período de aulas, pelo que os alunos não se terão apercebido logo do que estava a passar e os funcionários deram indicações aos alunos para que permanecessem nas salas de aula.
O comunicado acrescenta que “após a sua apresentação em Tribunal, foi dado devido cumprimento aos Mandados de Detenção em referência, tendo sido novamente conduzidos às instalações policiais, onde aguardarão a sua apresentação no Tribunal da Relação.
A decisão deste tribunal relativamente à sua entrega às autoridades espanholas está prevista para segunda-feira.