O porta-voz do Hamas, Abdel Latif al-Qanou, afirmou esta quarta-feira que as posições recentes de Donald Trump sobre o conflito no Médio Oriente são “racistas”.
“Temos uma oportunidade de fazer uma coisa que pode ser fenomenal”, disse o Presidente dos EUA, acrescentando que gostaria de transformar Gaza na “Côte d’Azur do Médio Oriente”, uma zona conhecida pelos pontos turísticos entre Saint-Tropez e o principado do Mónaco.
“A posição racista americana está alinhada com a da extrema-direita israelita na deslocação do nosso povo e na eliminação da nossa causa”, disse, por sua vez, Abdel Latif al-Qanou, porta-voz Hamas.
As declarações de Trump aconteceram durante a visita do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu a Washington, na terça-feira. O líder norte-americano também defendeu a saída dos palestinianos do Conclave: “Não acho que as pessoas devam regressar”, disse, insistindo que os palestinianos sejam acolhidos pela Jordânia e Egito.
Além disso, Trump também afirmou que no enclave palestiniano “tudo está demolido” e que os habitantes de Gaza “ficariam felizes” por ir embora.