China. DeepSeek partilha código com empresa estatal

China. DeepSeek partilha código com empresa estatal


EUA alegam a existência de laços estreitos entre a China Mobile e os militares chineses como justificação para impor sanções limitadas à empresa


O site da empresa de inteligência artificial (IA) DeepSeek tem um código informático que pode enviar informações do utilizador para uma empresa estatal chinesa de telecomunicações que foi proibida nos EUA.

Segundo investigadores de segurança, citados pela agência AP, a página de ‘login’ do ‘chatbot’ da DeepSeek mostra “conexões” com a infraestrutura de computadores de propriedade da China Mobile, uma empresa estatal de telecomunicações.

Na sua política de privacidade, a DeepSeek reconhece o armazenamento de dados em servidores dentro da República Popular da China. No entanto, o seu ‘chatbot’ parece estar diretamente ligado ao Estado chinês através da ligação à China Mobile.

Os EUA alegam a existência de laços estreitos entre a China Mobile e os militares chineses como justificação para impor sanções limitadas à empresa. A DeepSeek e a China Mobile não responderam aos pedidos de esclarecimentos pedidos  pela AP.

O código que liga a DeepSeek a um dos principais fornecedores de telemóveis da China foi descoberto pela primeira vez pela Feroot Security, empresa canadiana de cibersegurança. Esta partilhou as suas descobertas com a Associated Press, que as levou a um segundo grupo de peritos informáticos, que confirmaram de forma independente que o código da China Mobile estava efetivamente presente.