Caso Ihor Homeniuk. Ex-dirigente do SEF com pena suspensa


Defesa de António Sérgio Henriques vai recorrer da sentença.


O ex-dirigente do SEF António Sérgio Henriques foi condenado, esta sexta-feira, a  uma pena de dois anos e meio de prisão, suspensa por igual período, por um crime de denegação de justiça e prevaricação, no âmbito do caso da morte de Ihor Homeniuk.

O tribunal deu como provado que António Sérgio Henriques omitiu informação, em 2020, sobre o que antecedeu a morte do cidadão ucraniano, para proteger de processos disciplinares os três inspetores que, em 2021, acabariam condenados a nove anos de prisão.

Recorde-se que Ihor Homeniuk, de 40 anos, morreu asfixiado a 12 de março de 2020, depois de ter sido espancado e deixado deitado e algemado por três inspetores. Ficou durante oito horas sem vigilância numa sala do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária (EECIT) do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Na sequência da condenação, a defesa do antigo diretor do SEF já anunciou que vai recorrer da sentença. “Vamos analisar a sentença e interpor o competente recurso no prazo legal”, disse, citada pela agência Lusa, a advogada à saída do Tribunal Local Criminal de Lisboa.