O Governo convocou, esta quinta-feira, os sindicatos dos bombeiros sapadores para uma reunião de negociação na sexta-feira.
A reunião servirá para o Executivo apresentar uma proposta final às estruturas sindicais, depois de várias negociações sem chegar a um acordo.
O Governo reúne-se às 15h com os cinco sindicatos que apresentaram uma proposta comum – Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP), Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), Sindicatos dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e Frente Comum.
Depois, às 17h30, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, recebe os restantes sindicatos, incluindo o Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS).
Sublinhe-se que a notícia da reunião surge poucas horas depois de o primeiro-ministro ter avisado que o Governo esgotou a sua capacidade negocial os sapadores.
“O Governo, após nove reuniões negociais com os bombeiros sapadores, chegou ao ponto onde esgotou a possibilidade de ir mais longe relativamente às condições de valorização remuneratória e de perspetiva de carreira”, disse, deixando o aviso de que se o impasse continuasse o Executivo avançaria de forma unilateral.