Infraestrutura de energia da Ucrânia atacada pela Rússia

Infraestrutura de energia da Ucrânia atacada pela Rússia


Zelensky é esperado esta quarta-feira em Varsóvia para um encontro com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk


A Rússia disparou esta quarta-feira mais de 40 mísseis contra o setor energético da Ucrânia. As autoridades ucranianas afirmaram terem sido atingidas infraestruturas essenciais no oeste do país.

“Em pleno inverno, o alvo dos russos mantém-se inalterado: o nosso setor energético”, escreveu o presidente da Ucrânia nas redes sociais, citado pela agência francesa AFP.

“Entre os alvos estão as infraestruturas de gás e as instalações de energia que garantem uma vida normal à população”, acrescentou Volodymyr Zelensky.

Zelensky é esperado esta quarta-feira em Varsóvia para um encontro com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.

A Rússia tem vindo a atacar a rede elétrica e outras infraestruturas ucranianas desde que invadiu a Ucrânia há quase três anos, provocando regularmente cortes de energia generalizados em todo o país, sobretudo no inverno.

As autoridades ucranianas disseram que os ataques de hoje atingiram infraestruturas essenciais no oeste da Ucrânia.“Duas infraestruturas essenciais foram atingidas nos distritos de Drogobytch e Stryi”, declarou o governador da região de Lviv, Maksym Kozytsky. 

A iniciativa russa surge um dia depois de um ataque a instalações energéticas e militares na Rússia, que a Ucrânia considerou ser o maior que realizou em solo russo desde o início da guerra. O ataque ucraniano visou refinarias de petróleo e depósitos de combustível, bem como fábricas de produtos químicos que, segundo Kiev, fabricam componentes para as forças armadas russas.