Transferências. Que rico inverno!

Transferências. Que rico inverno!


Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar são alguns dos jogadores mais valiosos do mundo que podem mudar de equipa a custo zero. A próxima época começa a jogar-se este mês e pode trazer surpresas.


Com a entrada em 2025 abriu o mercado de inverno, que se prolonga até 31 de janeiro. Os jogadores que terminarem o contrato em junho deste ano podem renovar com as respetivos clubes ou assinar por uma nova equipa a custo zero para a próxima época. Este mercado constitui uma excelente oportunidade para construir uma equipa de sonho tal a quantidade de talentos que ficam livres. Liverpool, Bayern de Munique e Manchester City dominam a lista de jogadores que têm sido fundamentais para as respetivas equipas, e que podem sair a custo zero, tudo depende do dinheiro e do projeto desportivo.

Também a estrela maior da Arábia Saudita pode estar de saída. O milionário contrato de Cristiano Ronaldo chega ao fim e o melhor marcador da história do futebol, com 916 golos, está disponível a ouvir propostas, isto, depois de ter dito que ele e a sua família estão felizes na Arábia Saudita. “Não sei o que pode acontecer no futuro”, afirmou recentemente o jogador, que completa 40 anos dia 5 de fevereiro. Recorde-se que Ronaldo assinou, em 2023, um contrato com o Al Nassr até junho deste ano por um valor de 500 milhões de euros. Neymar é outra vedeta do campeonato saudita, embora mal se tenha visto, que pode sair a custo zero. Depois de uma longa paragem por lesão, regressou recentemente aos relvados e até marcou pelo Al-Hilal. Foi um péssimo negócio para o clube árabe, que comprou o brasileiro o ano passado por 90 milhões de euros, mas disputou apenas sete jogos e marcou um golo.

Lionel Messi foi a única estrela mundial que trocou o milionário futebol saudita pela cosmopolita Miami. Aos 37 anos, o argentino deve continuar nos Estados Unidos, agora que foi condecorado pelo Presidente Joe Biden com a Medalha da Liberdade. Contudo, esteve ausente da cerimónia realizada na Casa Branca “por motivos de agenda”, justificou. “Estou confiante de que ele vai continuar a vestir de rosa e inaugurar o novo estádio em 2026”, disse Jorge Mas, coproprietário do Inter Miami. Uma garantia existe: Messi vai continuar a jogar porque quer participar no Mundial de 2026.

No campeão europeu Real Madrid, o médio Luka Modric, de 39 anos, e o defesa Lucas Vázquez, de 31 anos, estão em final de contrato. Ferland Mendy também termina contrato em junho, mas a imprensa espanhola avançou que o lateral prolongou o contrato até junho de 2027. A prioridade do clube recai sobre jogadores jovens e promissores como Alexander-Arnold, Alphonso Davies e Martin Zubimendi, pelo que o croata pode ter os dias contados no Santiago Bernabéu.

O Liverpool enfrenta sérias dificuldades para manter a equipa que está a dominar a Premier League e segue invicta na Liga dos Campeões. Alexander-Arnold, de 26 anos, o central e capitão da equipa Virgil van Dijk, de 33 anos, e Mohamed Salah, de 32 anos, estão livres. O avançado egípico reafirmou há dias que vai deixar os reds: “É o último ano no clube, por isso quero fazer algo de especial pela cidade”, afirmou o avançado egípcio, que pretende sair com a conquista da Premier League. Salah está a fazer uma boa época, marcou 21 golos e fez 17 assistências em 27 partidas. Se deixar Liverpool, o seu lugar pode ser ocupado pelo avançado do PSV Eindhoven Johan Bakayoko. O clube quer atenuar os “estragos” e ofereceu um contrato de cinco anos a Alexander-Arnold no valor de 93 milhões de euros.

O Bayern de Munique precisa de resolver as situações contratuais do guarda-redes Manuel Neuer, de 38 anos, do lateral-esquerdo Alphonso Davies, de 24 anos, do médio Joshua Kimmich, de 29 anos, e do avançado Leroy Sané, de 28 anos, todos eles podem sair sem qualquer contrapartida financeira para o clube alemão. O campeão inglês Manchester City corre o risco de ver alguns dos seus melhores jogadores sair a custo zero, nomeadamente os médios Kevin de Bruyne, de 33 anos, e Ilkay Gündogan, de 34 anos, a idade não ajuda a uma eventual renovação. Há ainda o caso dos jogadores internacionais que estão sem clube em 2025, caso do guarda-redes Keylor Naves, dos defesas Sergio Ramos, Marcelo e David Luiz, do médio Dele Alli, dos avançados Diego Costa e Ben Yedder. Nesta lista aparecem ainda os defesas portugueses Mário Rui e Cédric Soares.

Em Portugal

No campeonato português também há jogadores que ficam livres em junho. O Benfica é o caso mais mediático com dois campeões do mundo a poderem sair no final da época. Di Maria e Nicolás Otamendi terminam contrato em junho e muito dificilmente renovarão com os encarnados até porque há um forte apelo vindo da Argentina. O Rosario Central ainda não desistiu de ter Di Maria e o River Plate só pensa em fazer regressar Otamendi. Enquanto isso, Bruno Lage disse que espera pelo final da época para perceber se continuam a ser úteis ao Benfica, e estava a referir-se a dois campeões do mundo… O FC Porto tem um caso bicudo para resolver chamado Wendell. O lateral esquerdo termina contrato em junho e a renovação está fora de questão devido ao seu comportamento que desagradou à estrutura do clube. A questão que se coloca é saber se sai em janeiro para o São Paulo e o FC Porto fatura com a transferência, ou, no final da época, a custo zero, sendo que Wendell tem um valor de mercado 4,5 milhões de euros.