Hong Kong proíbe importação de frango de Lisboa após casos de gripe aviária

Hong Kong proíbe importação de frango de Lisboa após casos de gripe aviária


Decisão surge após terem sido detetados casos de H5N1 em Sintra.


Hong Kong proibiu, esta terça-feira, a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito de Lisboa, na sequência de terem sido detetados casos de gripe aviária numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra.

A decisão, tomada na sequência de uma notificação da Organização Mundial de Saúde Animal, pretende “proteger a saúde pública”, adianta o Centro para a Segurança Alimentar de Hong Kong.

Aquela entidade revelou que já entrou em contacto com as autoridades portuguesas e garantiu que vai acompanhar “de perto” a situação e as informações emitidas pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Sublinhe-se que a noticia dos casos na exploração em Sintra foi avançada na segunda-feira, tendo Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) garantido que foram aplicadas medidas de controlo e erradicação, como o abate dos animais infetados e a limpeza das instalações.

Foram ainda impostas restrições à movimentação e as explorações com aves nas zonas de restrição (num raio de 10 quilómetros em redor do foco) estão a ser vigiadas.