Jocelyn Wildenstein. A ‘mulher gato’

Jocelyn Wildenstein. A ‘mulher gato’


1940-2024. A socialite conhecida pelas intervenções estéticas.


Foi uma das personagens mais escandalosas do jet set durante quase cinco décadas depois de ter entrado na alta sociedade nova-iorquina ao casar-se com o marchand d’art Alec Wildenstein, com quem teve dois filhos. O divórcio do casal foi uma dos mais mediáticos de sempre no meio. Era conhecida pelas intervenções estéticas nas quais gastou fortunas para se aproximar da figura de um gato. Não escondia esse fascínio e, apesar de se mostrar satisfeita com os resultados, a verdade é que a sua aparência disforme chocava muitos. Nos últimos anos quase não tinha expressões.

Jocelyn Wildenstein morreu na terça-feira, 31 de dezembro. Foi o seu companheiro, Lloyd Klein, quem revelou à AFP que esta faleceu num palácio, em Paris, devido a uma embolia pulmonar, aos 79 anos (no entanto, a sua data de nascimento aponta para que tivesse 84). Segundo Klein, o casal teve um momento bonito na mesma noite e preparava-se para o ano novo. A esposa morreu durante uma sesta. «Devido à flebite – inflamação de uma veia que pode ser causada por danos à parede da veia ou por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma veia –, as suas pernas estavam muito, muito inchadas, o sangue estava bloqueado e não havia oxigénio no cérebro», revelou. «Fomos dormir uma sesta e quando acordei disse: ‘Jocelyn, temos que acordar, temos que nos vestir’. Ela já estava fria e morta», lamentou o companheiro.

Jocelyn Périsset nasceu e passou a infância em Lausanne, Suíça. Segundo o que disse a própria em várias entrevistas, a sua infância foi «fantástica», passada a nadar em lagos no verão e a esquinar nas montanhas no inverno. Foi o seu pai que influenciou o seu amor por mamíferos africanos, disse à revista Interview, em 2023.

Trocou Lausanne por Paris no começo dos seus 20 anos, altura em que dançava em discotecas e conheceu pessoas bastante influentes. Tinha o sonho de viajar para a África e foi isso que fez diversas vezes. Conheceu o seu ex-marido, Alec Wildenstein, durante um safári no Quénia, casando com ele um ano depois em Las Vegas. O divórcio ocorre em 1998 e a socialite conseguiu uma pensão anual de 100 milhões de dólares (cerca de 96 milhões de euros). Apesar disso, declarou falência em 2018.