O valor gasto em compras online na Black Friday deste ano disparou 67% face ao mesmo período do ano passado e representou 27% do valor total despendido durante o dia (+7% do que no ano anterior).
Estes são dados do SIBS Analytics que diz que os valores mostram que o valor gasto em compras pelos portugueses neste dia aumentou 27% em comparação com 2023. Em compras físicas, os consumidores gastaram mais 17% do que no ano anterior.
Os números mostram ainda que o MB Way continua em destaque como a forma preferida de pagamento dos consumidores que optam pelo comércio online, com uma variação de 85% em relação ao ano passado. Também no que diz respeito às compras em loja, o pagamento por MB Way aumentou 42%.
“É ainda de registar que a percentagem de compras online no total de compras efetuadas na Black Friday aumentou face a 2023, de 20% para 27%”, diz o SIBS.
No que diz respeito aos valores, a quantia média gasta neste dia foi de 49 euros, mais quatro euros da média diária gasta nos restantes dias do mês de novembro deste ano. Já em relação ao mês de novembro de 2023, o valor aumentou mais de oito euros.
A nota acrescenta que “a Black Week, semana preenchida por campanhas de marcas de diversos setores, também demonstra variações positivas no consumo”, sendo que o valor total gasto aumentou 18%. “As compras online registam um crescimento de 58% face a 2023, e as físicas uma evolução positiva de 9%”.
Também nesta semana, nas compras online, a preferência por pagamento através do MB WAY aumentou 79%, e em loja 34%.