O Metro de Lisboa prevê começar a funcionar às 10h30 em 3 e 10 dezembro, dias para os quais está agendada uma greve dos trabalhadores entre as 05h00 e as 10h00.
“Nos dias 03 e 10 de dezembro prevê-se que o serviço de transporte tenha início a partir das 10:30”, revelou o Metropolitano de Lisboa, este domingo, em comunicado. Normalmente, o serviço funciona entre as 06h30 e a 01h00.
“Ao longo do período que decorre até à data das greves, o Metropolitano de Lisboa continuará a promover diálogo com os sindicatos tendo em vista um entendimento que permita a suspensão das referidas greves”, acrescenta o comunicado.
Os trabalhadores exigem ao Metropolitano de Lisboa os pagamentos das denominadas variáveis, ou seja, trabalho suplementar e feriados, e o cumprimento do Acordo de Empresa.
O Metropolitano de Lisboa esclareceu na altura que sempre pagou “todas as remunerações”, inclusive relativas a trabalho suplementar e em dias de descanso, e que ainda não dispõe de decisões judiciais que permitam alterá-las: “Não existe qualquer dívida ou pagamento em atraso no Metropolitano de Lisboa E.P.E. aos seus trabalhadores.”