O Governo vai apresentar à Comissão Europeia, em janeiro, um documento de reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Portugal recebeu esta terça-feira ‘luz verde’ de Bruxelas para o pagamento de 2,9 mil milhões de euros.
Em comunicado, o gabinete do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, revelou quea Comissão Europeia confirmou “hoje a avaliação positiva do 5.º pedido de pagamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 2,9 mil milhões de euros”.
O desembolso relativo a este pedido é o maior até agora, sendo composto por 1,65 mil milhões em subvenções e 1,25 mil milhões em empréstimos”.
O comunicado indica ainda que o “Governo deu um passo decisivo para cumprir a meta dos 40% em 2024 ao enviar à Comissão Europeia no dia 15 de novembro — com 45 dias de antecedência — o 6.º pedido de pagamento do PRR, correspondente a uma taxa de execução de 38,6%”.
“Ao antecipar este envio para Bruxelas em várias semanas, tornou-se o segundo Estado-Membro a fazê-lo, a seguir a Itália”, disse a mesma nota, citada pela agência Lusa. “Portugal criou, assim, margem para executar os 1,4% restantes nos últimos dias de novembro e ao longo do mês de dezembro, atingindo a execução de 40% antes do final do ano”.