G20. Lançada aliança global contra a fome

G20. Lançada aliança global contra a fome


A cimeira termina esta terça-feira e conta com líderes das 20 maiores economias do mundo e de países convidados, como o primeiro-ministro português, Luís Montenegro


A cimeira do G20 – conjunto de economias que reúnem 85% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo – teve início esta segunda-feira com foco em temas como as crises globais, as guerras, o clima, fome e pobreza.

No arranque da cimeira, que se realiza no Rio de Janeiro, no Brasil, o Presidente do país, Lula da Silva, deixou o alerta: “Estive na primeira reunião de líderes do G20, convocada em Washington no contexto da crise financeira de 2008. Dezasseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior”.

O Presidente brasileiro aproveitou ainda a reunião para lançar a Aliança Global contra a fome. “Compete aos que estão aqui a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, disse. E acrescentou: “Num mundo que produz quase 6 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, isso é inadmissível. Em um mundo cujos gastos militares chegam a 2,4 biliões de dólares, isso é inaceitável”.

A cimeira termina esta terça-feira e conta com líderes das 20 maiores economias do mundo e de países convidados, como o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.