O presidente da Câmara de Loures, Ricardo Leão, demitiu-se da presidência da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS.
“Entendi ser esta a melhor decisão para me focar no meu trabalho na Câmara Municipal de Loures e prevenir que o Partido Socialista seja prejudicado por uma polémica criada pela descontextualização de uma recomendação aprovada por 64% dos vereadores da Câmara Municipal de Loures”, declarou Ricardo Leão, numa nota enviada às redações, esta quarta-feira.
Em causa está a posição polémica do autarca, que defendeu o despejo de quem tivesse participado nos atos de violência que atingiram a Grande Lisboa, na sequência da morte de Odair Moniz, baleado pela polícia, no bairro da Cova da Moura.
Ricardo Leão decidiu deixar o cargo para que o partido não fosse prejudicado pelas suas declarações. Neste sentido, o autarca, na mesma nota, diz rejeitar “a associação entre criminalidade e imigração”, e defende que nunca a fez, considerando que seria “atentatório dos valores humanistas do socialismo democrático e internacionalista”.