Kamala Harris distancia-se de polémica com Joe Biden

Kamala Harris distancia-se de polémica com Joe Biden


Os comentários de Biden suscitaram várias reações de Trump e de membros do Partido Republicano


A candidata presidencial democrata distanciou-se esta quarta-feira da polémica desencadeada pelo Presidente norte-americano. Joe Biden apelidou os apoiantes do candidato republicano de “lixo” devido a uma piada racista sobre os porto-riquenhos.

“Discordo totalmente com qualquer crítica às pessoas com base em quem elas votam”, disse Kamala Harris aos jornalistas. Ainda que a vice-presidente tivesse referido que Biden já havia clarificado os seus comentários, repudiou qualquer discurso que divida a sociedade.

“No trabalho que faço tento representar todas as pessoas, quer me apoiem ou não, e como Presidente dos Estados Unidos serei a Presidente de todos os norte-americanos, quer tenham votado em mim ou não”, afirmou, reiterando a mensagem de unidade nacional que proferiu no comício eleitoral que reuniu cerca de 50 mil pessoas em frente à Casa Branca.

O Presidente Biden teceu um comentário polémico na terça-feira à noite durante uma entrevista à estação televisiva CNN na qual defendeu Porto Rico, após o comediante Tony Hinchcliffe ter apelidado o território de “ilha flutuante de lixo” durante o comício eleitoral de Donald Trump no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

“Bem, deixem-me dizer-vos uma coisa: o único lixo que vejo a flutuar por aí são os seus apoiantes. A demonização [dos porto-riquenhos] é inaceitável e antiamericana. É totalmente contrária a tudo o que fazemos”, afirmou o Presidente, que em julho renunciou à candidatura à reeleição.

Os comentários de Biden suscitaram várias reações de Trump e de membros do Partido Republicano. “[Biden] não sabe mesmo o que disse. É uma coisa terrível, terrível, mas ele realmente não o sabe”, respondeu Donald Trump num comício em Allentown, uma cidade de maioria latina na Pensilvânia.

O Presidente retificou os seus comentários nas redes sociais, afirmando que se referia à “retórica de ódio” do comediante Tony Hinchcliffe em Nova Iorque. “Eu disse que lixo era a única palavra que conseguia encontrar para a [retórica de ódio] descrever”, escreveu o Presidente.